top of page

Transmissão

"A transmissão é o que leva a competição para a maioria das pessoas, você tem o estádio mas a maioria das pessoas não vive a competição do estádio, seja o torneio que for. Quem leva pras outras pessoas é a transmissão"

Clara Albuquerque, jornalista da TNT Sports, antigo Esporte Interativo

Desde o retorno da Copa do Nordeste ao calendário do futebol brasileiro, a competição é transmitida em TV fechada, através dos extintos canais Esporte Interativo, atual TNT Sports. A edição de 2010 teve transmissão exclusiva do canal e, a partir de 2013, contou também com transmissão em TV aberta nas afiliadas da Rede Globo no nordeste.

 

O Esporte Interativo transmitia os jogos através de sua plataforma digital, o EI Plus, além dos canais da TV fechada. O grupo chegou a criar um canal específico para o futebol nordestino, chamado de Esporte Interativo Nordeste. "O EI nordeste era um canal, mas dentro da empresa é como se fosse um setor. Da mesma forma que tinha uma equipe de futebol brasileiro ou internacional, também tinha uma equipe mais focada no futebol nordestino", explica Clara Albuquerque, jornalista que comentou a Lampions pelo canal entre 2014 e 2016.

 

O detentor dos direitos de transmissão era o Esporte Interativo. Em 2017, a Globo decidiu não renovar o contrato com o extinto canal, e o grupo SBT adquiriu os direitos para a TV aberta a partir da edição 2018. A emissora de Silvio Santos passou a transmitir três jogos por rodada também através das afiliadas na região - com exceção do estado de Sergipe, que não tinha afiliada.

 

Para 2019, uma nova mudança: a Turner, dona do Esporte Interativo, anunciou o fim do canal, que se passou a se chamar TNT Sports, mesmo nome que tinha na Argentina e passou a ter também no Chile. Com isso, a empresa deixou de ter os direitos da Copa do Nordeste. A Fox Sports então assumiu a transmissão, com um jogo por rodada, formato que se manteve nas três edições seguintes. Com a fusão entre ESPN e Fox Sports, este segundo também foi extinto, e a competição se manteve pertencente ao grupo Disney para 2022, com um adicional: o surgimento do Star+, serviço de streaming da empresa na América Latina.

 

O ano de 2019 também foi relevante na mudança das transmissões da Copa do Nordeste por um movimento maior de democratização. A partir da edição daquele ano, surgiu o Live FC, atualmente chamado Nordeste FC, um serviço de streaming voltado especialmente para a região nordeste, criado pela empresa Livemode. A própria plataforma se descreve como "A casa da Lampions".

 

"O Live FC veio via pedido dos clubes. No momento em que ele surgiu, desenhamos a oportunidade com a Liga dos clubes de ter um streaming próprio da competição onde passariam todos os jogos, e que vira uma plataforma digital onde, além dos jogos, você consegue fazer entrada dos patrocinadores, conexão com torcedor", explica Filipe Dias, sócio da Livemode.

 

Dois anos depois, já em pandemia, a Lampions de 2021 foi transmitida também pela Twitch (plataforma de streaming de vídeos ao vivo) e no TikTok, rede social de vídeos que explodiu durante o isolamento social e passou a patrocinar a competição. Além das transmissões dos jogos ao vivo, o app também passou a realizar ativações de marca nas partidas da competição e geração de conteúdo exclusivo. 

transmissão.png

© 2022 por Carlos Bahia. Criado com Wix.com

bottom of page