top of page

Identidade visual

"A Copa do Nordeste dá a sensação de você ter a sua própria competição, aquilo que o torcedor chama de seu, abraça como se fosse uma competição à parte do que acontece no futebol brasileiro"

Elton Serra, jornalista.

Collage Maker-31-May-2022-09.59-PM.jpg

Asa Branca, a Orelhuda e Zeca Brito, respectivamente o nome da bola, troféu e mascote da Copa do Nordeste; torneio criou identidade visual para cada um de seus elementos.

Fotos: Luciano Marcos/ABC, CBF/divulgação e reprodução/Twitter (@copadonordeste)

A Copa do Nordeste é um das principais referências de torneio no Brasil no quesito identidade visual. Elementos como a bola, o mascote e até o troféu fazem referência à própria região e exaltam elementos culturais e simbólicos do nordeste.

 

Essa referência já começa pelos nomes: é a única competição brasileira de grande porte com mascote, chamado Zeca Brito, por conta do cabrito, animal típico da região. A bola oficial da Copa do Nordeste se chama Asa Branca, nome escolhido em votação popular no ano de 2014 para produção realizada pela marca Penalty, e faz referência à famosa música de Luiz Gonzaga. A partir de 2017, a marca esportiva Topper passou a ser patrocinadora da Copa do Nordeste e a produzir a bola da competição. A “cara” da bola conversa com o resto da identidade visual do torneio, pois geralmente ressalta as cores azul e dourado em seus detalhes. Em 2021, a Asa Branca passou a ter um novo modelo exclusivo para os jogos da final, assim como é feito em torneios como a Copa do Mundo e a Liga dos Campeões da Europa. 

E por falar na competição europeia, a taça da Copa do Nordeste foi construída com um formato que remete a “Orelhuda” da Champions. Por outro lado, o troféu da Lampions também tem um simbolismo próprio com os seus nove anéis, em referência a cada um dos estados da região. Vale ressaltar que, antes da entrada do Maranhão e Piauí na Copa do Nordeste, a Orelhuda (como é chamada a taça) tinha apenas sete anéis, também como forma de representar todos os participantes.

 

"A gente tem vários elementos específicos e construídos ao longo do tempo que demonstram identidade. Quando você vê uma Orelhuda você sabe que aquela é a taça da Copa do Nordeste. Quando escuta a música, você sabe que aquele é o tema específico da Copa do Nordeste. Quando vê elementos azuis e dourados, identifica que aqueles são elementos da competição", diz Filipe Dias, sócio da Livemode e gestor do projeto Copa do Nordeste.

 

A Copa do Nordeste também tem uma vinheta própria, e padronizada em todas as transmissões, seja em TV aberta, fechada ou streaming. Curiosamente, o atual tema de abertura da Lampions foi feito pelo maestro Eduardo Souto Neto, mesmo criador do famoso "Tema da Vitória", que tocava em todas as vitórias de Ayrton Senna na transmissão da Fórmula 1, além de ter sido o criador da abertura do Rock in Rio. Confira o tema da Copa do Nordeste, desenvolvido pelo músico em 2017:

Para a jornalista Clara Albuquerque, toda a gestão do produto Copa do Nordeste foi bem feita. "Desde o início da Copa do Nordeste você sabe quem é o mascote, bate o olho na taça e identifica a taça da Lampions League, você cria mecanismos para quem assiste aquela competição se identificar, e identificar produtos muito claros e muito bem feitos, seja a música, o desenho visual, a entrada dos times em campo, o mascote. Cria uma identidade para que aquela competição tenha um simbolismo e uma identificação muito fácil", opina.

© 2022 por Carlos Bahia. Criado com Wix.com

bottom of page